quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Professoras do PPGD participam de Manual Internacional de Criminologia











As professoras Fernanda Fonseca Rosenblatt e Marília Montenegro Pessoa de Mello são coautoras de um dos capítulos do “The Handbook of The History and Philosophy of Criminology”. A obra foi organizada pela professora do Departamento de Sociologia e Justiça Criminal da Old Dominion University, do estado norte-americano da Virgínia, e será lançada em Oxford, na Inglaterra.

O livro reúne a produção acadêmica, teórica e prática de pensadores do campo da Criminologia de vários países do mundo. A primeira parte aborda a evolução desse campo a partir do pioneirismo do trabalho do jurista e filósofo italiano do século XVII, Cesare Beccaria. Na segunda seção, os autores tratam da estrutura da criminologia como uma disciplina acadêmica em países da América do Norte, América do Sul, Europa, Leste da Ásia e Austrália.

“Nossa tentativa é a de colocar a produção latinoamericana em destaque através de um estudo histórico-crítico da violência institucional existente em nosso sistema de justiça criminal. As prisões superlotadas, a violência praticada por nossas polícias, tudo isso faz parte de uma lógica genocida levada a cabo contra classes e raças específicas”, disse Fernanda. Ela contou ainda que o convite para participar do livro partiu de contatos da Universidade de Oxford, onde fez doutorado.

No capítulo intitulado “Criminology in Brazil: Beyond ‘Made in the North’ Criminological Narratives”, Fernanda e Marília fazem um mapeamento desde a chegada dos estudos da criminologia no Brasil até os dias de hoje e os desafios para o futuro. “Buscamos abrasileirar, latinizar e expor as diferenças entre os estudos de criminologia no Brasil e nos países do Norte do Globo (principalmente, EUA e os países centrais da Europa)”, ressalta Fernanda.

De acordo com a professora Marília, que foi convidada para integrar o livro pela professora Fernanda, o processo até a publicação do artigo foi longo, começou no ano de 2015. “Foram várias as revisões e ajustes para que todos os capítulos pudessem, de alguma forma, dialogar”. Ela destaca também a contribuição da obra para a internacionalização da Unicap e do seu Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD). “O fato de Fernanda ter passado por duas universidades europeias (mestrado e doutorado) proporcionou que a representação do Brasil no livro fosse feita por duas professoras da Unicap”. A ideia das professoras é trazer a discussão proposta pelo livro em um evento a ser organizado pelo Grupo Asa Branca de Criminologia e realizado neste semestre na Unicap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário